Toyota GR86 Forum - GT86 Forum, Subaru BRZ Forum, Scion ... banner

Dicas e truques para a substituição da embreagem.

1.3K views 15 replies 9 participants last post by  zephyros  
#1 ·
Então, eu acabei de trocar a embreagem/volante OEM por uma unidade OS Giken stage 1 na minha garagem em cavaletes, e pensei que poderia valer a pena postar algumas coisas que aprendi/teria feito de forma diferente se precisasse fazer o trabalho novamente.

Primeiro, algumas ferramentas menos comuns/especializadas que facilitam a vida:
Macaco de transmissão de baixo perfil. Mesmo com duas pessoas bastante fortes, remover a transmissão ou reinstalá-la enquanto está deitado sob o carro provavelmente teria beirado o impossível.

Ferramenta de alinhamento da embreagem.

Chaves de boca de pé de corvo. O espaço ao redor dos parafusos do eixo de transmissão/diferencial é muito limitado para colocar um soquete lá, e uma chave simples provavelmente não fornecerá alavancagem suficiente.

Chaves de catraca com cabeça flexível, especificamente 12mm e 14mm.

Se você quiser fazer todas as especificações de torque corretamente, uma chave de torque que possa ir abaixo de 25 pés/lbs.

Alguns dos parafusos da carcaça do sino e outros parafusos na parte superior do motor são muito mais fáceis de alcançar se você tiver uma catraca flexível, e algumas extensões são sempre boas para ter

Se você estiver usando a embreagem OS Giken como eu, você precisará absolutamente de uma chave Allen de 4 mm e uma chave de torque que a aceite e faça valores de torque baixos.

Ferramentas de remoção de plástico/ferramentas de remoção de acabamento para o interior são muito boas de se ter, a menos que você não se importe de riscar/arranhar as peças de acabamento com uma chave de fenda.

Alicates de remoção de pinos de pressão de plástico facilitam a remoção da bandeja inferior.

Para resumir o processo real. Acabamento do console central, manopla/bota de câmbio e todos os pedaços ao redor do câmbio são removidos. A admissão é removida. O motor de partida é removido. O cilindro mestre da embreagem é removido. As bandejas inferiores são removidas. O tubo dianteiro do escapamento e o tubo intermediário são removidos. A transmissão é drenada. O eixo de transmissão é removido. A transmissão é removida. Embreagem/volante são removidos. Nova embreagem/volante são instalados e o processo é revertido.

Dicas/observações da minha experiência:
Vale a pena subornar um amigo com cerveja e pizza para ter um segundo par de mãos se você estiver fazendo este trabalho em cavaletes.

No meu caso, os parafusos do eixo de transmissão eram MUITO teimosos. Foram necessárias duas pessoas puxando com as duas mãos na porca/parafuso em direções opostas com alavancas longas para quebrá-los. Esteja preparado com PB blaster e possivelmente um maçarico se você estiver fazendo isso sozinho!

Os parafusos do motor de partida são um pouco irritantes, mas factíveis com chaves de cabeça flexível. O parafuso inferior do motor de partida é mais fácil de acessar por baixo do carro. Na minha opinião, é melhor desconectar o motor de partida da fiação e simplesmente removê-lo do carro, não há um ótimo lugar para apoiá-lo onde ele definitivamente estará estável.

A parte mais complicada do trabalho da maneira que eu fiz foi encontrar o ângulo correto para tirar o câmbio do carro junto com a transmissão. Acabei desmontando-o sob o carro, o que foi um pouco doloroso. Se eu fosse fazer o trabalho novamente, tentaria remover a alavanca do câmbio da ligação, pois acho que isso provavelmente tornaria possível soltar a transmissão sem desfazer mais nada, ou apenas puxando os pinos do garfo de mudança.

Você provavelmente precisará de uma barra de alavanca ou duas para separar a transmissão do motor. Pode ser mais fácil fazer isso no topo.

Você precisará usar uma chave de impacto ou pedir para alguém segurar a polia da manivela com um soquete de 19 mm para afrouxar os parafusos do volante. Você precisará de alguém para segurar a polia da manivela com um soquete de 19 mm ao apertar os parafusos do volante, ou você pode encontrar uma maneira de cunhar uma barra de disjuntor no lugar para restringi-la.

Ao reinstalar a transmissão, alinhe os orifícios correspondentes na parte inferior da transmissão com os pinos do motor. Depois que os pinos estiverem deslizando, tente rosquear alguns parafusos da carcaça do sino, isso permitirá que você saiba que está alinhado corretamente. Se a transmissão não quiser entrar, mesmo que esteja alinhada corretamente, tente girar a manivela um pouco. As estrias no eixo de entrada podem estar ligeiramente desalinhadas daquelas na embreagem/volante. Eles “deveriam” girar para a posição correta ao empurrar, mas se não estiverem girando, girar a manivela um pouco pode ajudar.

Depois de ter alguns parafusos da carcaça do sino rosqueados, você pode usá-los para puxar a transmissão e o motor juntos, você não precisa empurrá-lo manualmente para o lugar.

Se a haste do cilindro mestre da embreagem estiver saindo muito para que você não possa reinstalá-lo, ela pode ser empurrada de volta com ~150 libras de força. Colocar um bloco de madeira no compartimento do motor e purificá-lo contra isso é provavelmente a maneira mais fácil de realizar isso.

Você pode acabar precisando substituir a junta do donut do escapamento. Ter um sobressalente em mãos pode fazer sentido.

#9 ·
Ótimo post. Salvando para o dia em que eu finalmente fizer isso.
Cara, é um ótimo artigo. Mas depois de ler tudo isso, estou pronto para pagar para outra pessoa fazer isso. :ROFLMAO:
Este carro tem sido incrível de trabalhar, e muita coisa é muito fácil e acessível, no entanto, agora não tenho certeza do que é mais irritante de fazer, trabalho de embreagem ou trabalho de vela de ignição.

#4 ·
Entre meus carros gen1/gen2, puxei a transmissão umas 5 vezes.
Consegui remover a transmissão sozinho, apenas puxei-a diretamente do motor para o meu peito e rolei-a para o lado. :D
Para colocá-la de volta no motor, só precisei de um macaco normal, um pouco complicado de equilibrar, mas possível comigo embaixo do carro e minha esposa operando o macaco.
Nunca precisei de chaves de boca.
Não precisei tocar em nada no interior do carro, apenas soltar a alavanca de câmbio por baixo do carro (c-clip).

#7 ·
Entre os meus carros gen1/gen2, puxei a transmissão umas 5 vezes.
Consegui remover a transmissão sozinho, apenas puxei-a do motor no meu peito e rolei-a para o lado. :D
Para colocá-la de volta no motor, só precisei de um macaco normal, um pouco complicado de equilibrar, mas possível com eu embaixo do carro e minha esposa operando o macaco.
Nunca precisei de chaves de pé de galinha.
Não precisei tocar em nada no interior do carro, apenas soltar a alavanca de câmbio de baixo do carro (c-clip).
Boa dica sobre a alavanca de câmbio. Eu queria ter feito isso porque teria sido muito mais fácil!
A transmissão não é tão pesada, parecia ~70-80 libras, mas dependendo de quão alto/baixo o carro está nos suportes, isso pode ser bastante difícil de manipular.
Sobre as chaves de pé de galinha, talvez os parafusos do meu eixo de transmissão estivessem mais presos do que a média por uma razão ou outra.

#6 ·
Ótimo post, obrigado OP.

Uma pergunta: Por que você trocou a embreagem? Até agora, minha impressão de outros proprietários é que a embreagem oem funciona muito bem. Então, estou supondo que você atualizou porque queria algo mais forte, em vez do bom e velho "Eu preciso substituir, então é melhor..."
Sim. Estou superalimentando o carro e, embora eu não tenha 100% de certeza de que a embreagem será um problema, dado que estou visando metas bastante conservadoras, prefiro prevenir do que remediar.

#11 ·
Como você está achando a embreagem? Tive que substituir minha embreagem com algumas atualizações recentes na construção do turbo devido à embreagem escorregando sob maior torque. Optei por uma sensação OEM com mais força. Embreagem orgânica Exedy sports. Muito semelhante à OEM, mas um pouco mais pesada. Eu realmente gosto da embreagem agora. Melhorou muito a sensação. Tenho quase certeza de que todos que reclamam da sensação da embreagem se deve ao fato de a embreagem de fábrica ser uma unidade tão ruim.

Como é a da OS Giken?

#12 ·
Como você está achando a embreagem? Tive que substituir minha embreagem com algumas atualizações recentes na construção do turbo devido à embreagem escorregar sob maior torque. Optei por uma sensação OEM com mais força. Embreagem orgânica Exedy sports. Muito parecido com o OEM, mas um pouco mais pesado. Eu realmente gosto da embreagem agora. Melhorou muito a sensação. Tenho certeza de que todos que reclamam da sensação da embreagem se deve à embreagem de fábrica ser uma unidade tão ruim.

Como é a OS Giken?
É consideravelmente mais pesado que o OEM, mas não é loucura. Já tive carros com embreagens mais pesadas de fábrica. O engate é um pouco mais alto e muito mais fácil de sentir do que o original. Tenho alguma vibração quando o pedal é pressionado, mas não é tão alto e não me incomoda.